Em reunião nesta terça-feira, 1º, na sede da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), participou de uma oficina que discutiu sobre os indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS). O objetivo foi definir o novo rol de indicadores para 2025.
O Cosems Pará foi representado pelo assessor técnico da área da Vigilância em Saúde, Antônio Jorge Araújo, que esteve contribuindo com o debate levando os anseios dos municípios paraenses no que se refere à possibilidade de monitoramento periódico das metas alcançadas. “O intuito é possibilitar a correção de rumos caso se faça necessário para melhorar o alcance das metas propostas pelo programa”, completou.
Representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Ministério da Saúde também estiveram presentes. Entre as temáticas debatidas e garantidas estão: as metas relacionadas à Malária, hanseníase, tuberculose, sífilis, controle da qualidade e da água para consumo humano, cobertura vacinal e saúde do trabalhador.
O PQA-VS foi instituído em 2013 e anualmente sofre alterações no rol de indicadores para se adequar às necessidades de monitoramento da Vigilância em Saúde. O programa oferece também a possibilidade de um aumento do recurso da Vigilância em Saúde, que pode chegar em até 20% do valor já recebido como piso fixo.