Uma oficina realizada pela Fiocruz Amazônia e o Ministério da Saúde em Manaus, no período de 18 a 21 de junho, reúne facilitadores e articuladores de formação de trabalhadores que atuam no cuidado com a saúde. A iniciativa faz parte do projeto de “Formação de Trabalhadores e Trabalhadoras que atuam no Cuidado em Saúde da População do Campo, da Floresta e das Águas em diferentes Territórios”, executado pelo Instituto Leônidas & Maria Deane/Fiocruz Amazônia.
Como parte da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (PNSIPCFA), o projeto busca desenvolver o processo de Educação Permanente com trabalhadores e trabalhadoras da saúde do campo, floresta e águas na região norte e nordeste. No âmbito estadual, participam do projeto o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A formação reúne facilitadores e articuladores do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia , Roraima, Tocantins e Maranhão. O assessor técnico do Cosems Pará, Raimundo Sena, representa a instituição na função de articulador. “A meta é formar 3.500 trabalhadores, sendo 890 do Pará em 73 municípios”, explicou Sena.