Os municípios de Ananindeua, Parauapebas, Conceição do Araguaia, Soure e Santarém receberam nesta quarta-feira, 6, a Condecoração Irmã Dulce como forma de reconhecimento às experiências exitosas desenvolvidas para melhoria e cuidado da população. A homenagem foi feita pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA), durante o Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizados no período de 4 a 6 deste mês.
Das cinco experiências homenageadas, três foram da Mostra Pará, Aqui tem SUS e duas da Mostra ImunizaSUS, selecionadas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). Criado na Bahia, o título é um reconhecimento das práticas inovadoras e incentivadoras em prol da saúde.
A condecoração aos municípios foi oriunda dos trabalhos que estiveram expostos em forma de banner durante os três dias de evento. Pela Mostra Pará, Aqui tem SUS, os trabalhos premiados foram “Desafio 21 dias: Estratégias de Incentivo à Hábitos Saudáveis”, autoria de Krycia Renata da Rocha (Conceição do Araguaia); “Consultório Domiciliar”: Garantindo a Equidade do Cuidado Frente a Pandemia de Covid 19, autoria de Lauro Correa Carvalho (Santarém); e “Programa Saúde na Escola e Previne Brasil: Integrando Para Realizar”, autoria de Regina Soares Lima das Chagas (Ananindeua). As experiências premiadas pelo ImunizaSUS foram: “Ações de Imunização em Parauapebas-PA: Superando Desafios e Avanços na Saúde Pública”, autoria de Aline Barboza Neves Marques (Parauapebas); e Imunização Pelos Campos Alagados do Marajó, autoria de Renato Manzano Moura Junior (Soure).
Para o presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, esse é mais um reconhecimento ímpar dado aos municípios paraenses na área da saúde. “Essa condecoração funciona como grande estímulo, pois os servidores das secretarias municipais de saúde se sentirão motivados a estarem nessas mostras para também mostrarem suas expertises inovadoras criadas para o aprimoramento do SUS”, disse.
A secretária de saúde de Ananindeua, Dayane Lima, destacou a importância da premiação para o município. “O título mostrou a valorização do trabalho que foi feito para fortalecer a vacinação nas escolas, garantindo o crescimento da cobertura vacinal”, destacou.