Dois trabalhos do Pará foram premiados na Mostra Nacional do ImunizaSUS, que aconteceu nos dias 17 e 18 deste mês durante o XXXVII Congresso do Conasems. O evento foi inserido na Oficina do Projeto ImunizaSUS e reuniu gestores e técnicos dos Cosems de todo o país.
No total, foram apresentados 423 trabalhos focados em imunização, dos quais 13 foram do Pará. De acordo com o Conasems, o evento deixa um legado para o SUS de que o município é peça fundamental nas estratégias de aumento de cobertura vacinal em todo o país.
A premiação aconteceu por categoria para cada região do pais e um representante de Estados. O primeiro lugar da região Norte ficou com o município de Barcarena/PA, com o trabalho Imuniza Barcarena: O Caminho para a Reconquista da Cobertura Vacinal, de autoria de Brenda Pires Brandão; e o segundo lugar geral por Estado foi para o município de Tailândia, com o trabalho de título Carreta da Saúde: Estratégia para Imunização em Zonas Rurais do Município de Tailândia-PA, de autoria de Mônica Flavieli Francischeti Ramos.
O encontro nacional teve o objetivo de promover uma discussão abrangente sobre as experiências, estratégias e ações municipais de imunização de todo o país voltadas ao fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações.
O assessor técnico do Cosems/PA, Antônio Jorge Araújo, ressaltou que a oficina aliada à primeira mostra, possibilitou aos técnicos de imunização do Pará a oportunidade de compartilhar suas experiências, e qualificar o trabalho. “Foi um momento rico. O projeto continuará e trará excelente resultado para nosso estado. Na medida que esses autores forem multiplicadores de tudo que viram lá, eles servirão como incentivo para os profissionais de outras regiões que eventualmente não estiverem presentes”, concluiu.