O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) e o Ministério da Saúde reuniram-se nesta segunda-feira, 14, para discutir sobre o Programa Médicos pelo Brasil, que pretende substituir gradativamente o Mais Médicos. O programa foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), assessores técnicos e apoiadores do Cosems/PA. A diretora técnica da Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), Caroline Martins, informou que este é o segundo contato com o Pará com intuito de esclarecer questões referentes ao Programa Médicos pelo Brasil. “A ideia é discutirmos sobre o cronograma das contratações dos médicos, além de falarmos sobre os desafios da gestão municipal, pois alguns médicos já iniciaram atuação nas equipes de saúde da família”, disse.
O assessor técnico do Cosems/PA, Raimundo Sena, explicou que esse foi um momento para atualização do cenário atual do programa, incluindo os editais de convocação e seleção dos médicos. “Foi mais uma aproximação da agência com o Estado e municípios no sentido de conhecer a realidade dos municípios paraenses. Nesse sentido, a reunião foi importante para o esclarecimento de questões técnicas do programa, bem como do seu cenário atual, em especial no estado do Pará.”, afirmou.