Nesta terça, 12, e quarta-feira, 13, aconteceu mais uma oficina macrorregional – desta vez, em Santarém direcionada a Macrorregião III. Participaram do encontro técnicos e gestores de saúde que atuam nos municípios que compõem as regiões de saúde do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu.
O objetivo da oficina foi apresentar o desenho da RAS da Rede Materno Infantil com sua análise quanti qualitativa, visando futura Programação Assistencial e definição do 2º momento do Plano de Saúde. A ideia também foi alinhar os planos de saúde vigentes, às etapas e à metodologia do Planejamento Regional Integrado (PRI), subsidiando a elaboração do Plano Estadual de Saúde (PES) 2024-2027.
A secretária de saúde de Santarém, Irlaine Figueira participou da mesa de abertura do evento e ressaltou a importância de discutir o Planejamento Regional Integrado, que reúne secretários e técnicos dessas importantes regiões do estado. “Com isso, pudemos enxergar as nossas fragilidades e perceber o que está acontecendo e onde precisamos melhorar. Foi criado um Comitê Macrorregional no qual teremos apoio dos 9º e 10° Centros Regionais de Saúde. A ideia é que possamos traçar planos para superar a mortalidade materna e infantil, que infelizmente continua alta nessas três regiões”, acrescentou.