Na próxima terça-feira, 21, a partir das 9h, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizará a segunda live sobre atenção psicossocial, que traz como tema “A Saúde Mental no Território Paraense: entre Pontes, Estradas e Rios”. Com transmissão ao vivo pelo canal Youtube do Cosems/PA, o evento será mediado pela assessora técnica Silvia Comaru, tendo como palestrantes as psicólogas Marilda Couto e Rachel Dias, coordenadora de Saúde Mental em Abaetetuba.
Marilda Couto vai falar sobre a linha de atuação, cuidado e reorganização. Já Rachel Dias fará uma abordagem sobre as boas práticas e experiência exitosa em saúde mental no município de Abaetetuba. “Será um momento de compartilhamento de ideias e esclarecimentos de dúvidas entre os gestores, servidores e sociedade civil”, completou Silvia Comaru.
O Plano de Ação Integral de Saúde Mental, proposto pela Organização Mundial da Saúde, foi prorrogado até 2030 e tem o potencial de mudar a direção da saúde mental de forma global. Este plano de ação é o primeiro na história da organização, que marca o reconhecimento oficial da importância da saúde mental nos 194 Estados-Membros.
O plano apresenta quatro grandes objetivos e metas que vão do fortalecimento de liderança e governança efetiva na área da saúde mental, até sistemas de informação, fomento de pesquisas para produção de evidências e indicadores mais precisos. Com o advento da Covid-19 através de relatório, a OMS solicitou a todas as nações que aumentassem os investimentos nesta área, pois a pandemia acentuou o sofrimento psíquico e o adoecimento mental em todo o mundo, como mostra a incidência de 25% em casos de depressão e ansiedade, no primeiro ano (2020) após o surgimento do novo coronavírus.