Live aborda interfaces do trabalho infantil

Publicado em: 08/06/2021
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

As “Interfaces do Trabalho Infantil com a Saúde Pública” foi o tema da live transmitida pelo canal YouTube do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) nesta segunda-feira, 7, alusiva ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhado (Cerest-PA) e contou com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT), além do Cosems.

A live teve como palestrantes a assistente social do Cerest-PA Nelceli Melo; o perito médico federal do INSS, Márcio Leno Maués; a procuradora regional do Trabalho da 8ª Região, Rejane Alves; e o psicólogo do Cerest-PA Aldo Brito.

O evento foi destinado aos profissionais que atuam nas Políticas de Proteção Social da Criança e Adolescente (Saúde, Assistência Social e Educação), profissionais do MPT e órgãos afins, acadêmicos dessas áreas e comunidade em geral. Segundo o coordenador do Cerest estadual, Marco Aurélio, o trabalho desenvolvido com a equipe, juntamente com os seis Cerests regionais implantados, tem como objetivo implementar e fortalecer as referências técnicas nos municípios . “Essa missão só pode ser construída por meio de parcerias com todos os atores sociais envolvidos”, reforçou.

De acordo com os números do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, de 2007 a 2019, 46.507 crianças e adolescentes sofreram algum tipo de agravo relacionado ao trabalho, das quais 279 foram vítimas fatais. Uma das atividades mais prejudiciais é o trabalho infantil agropecuário.

O vídeo da live está disponível no canal Youtube do Cosems-PA https://www.youtube.com/watch?v=jUYo9vqEZno&t=43s

Leia também