
Viabilizar o cuidado oncológico e dar voz aos pacientes. Esse foi o objetivo do Fórum Itinerante – Edição Norte do Instituto Oncoguia, realizado nesta quarta-feira, 19, no auditório do hotel princesa Louçã. A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Jucineide Barbosa, participou do evento e fez uma apresentação sobre a importância da integração das redes de atenção à saúde para a oncologia.
A iniciativa visa discutir e propor soluções para os desafios enfrentados por pacientes oncológicos nas cinco regiões do Brasil. O Fórum conta com os diferentes atores da saúde e discute temas fundamentais para a oncologia, com foco no cenário atual da implementação da Nova Política de Controle do Câncer, o Programa Mais Acesso aos Especialistas (PMAE), e na promoção da equidade.

Jucineide Barbosa falou sobre os desafios e as dificuldades para garantir o acesso dos serviços de saúde à população, sempre destacando as dimensões geográficas. “Nesse sentido, temos localidades distantes das sedes dos municípios. Nosso maior desafio e estreitar relações, facilitar o acesso e expandir os serviços, em especial fortalecer a atenção primaria para que possamos dar continuidade no fortalecimento da política e assistência oncológica”, afirmou.
O Oncoguia é uma organização não-governamental (ONG) e sem fins lucrativos que trabalha para informar, apoiar e defender pacientes com câncer em todo o Brasil com relação aos seus direitos. “Também fazemos um trabalho com intuito de influenciar nossos governos para que desenvolvam politicas públicas que ampliem o acesso para o diagnóstico e tratamento do câncer em todo o país”, explicou a presidente do Instituto, Luciana Holtz.
Fotos: Ascom/Oncoguia