A cerimônia de abertura do 8º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece em Aracaju/SE, foi marcada com uma emocionante homenagem póstuma a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Ângela Maria Pessoa de Oliveira, que faleceu no dia 21 de outubro deste ano. A homenagem foi feita pela presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, em nome de todos os Cosems do Brasil. Vestida com uma camisa estampada com a foto de Ângela, Stela falou sobre a importância da homenageada na luta em defesa do SUS. Uma camisa igual foi entregue ao presidente do Cosems/PA, também vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Charles Tocantins, esposo de Ângela.
“É uma honra poder fazer esta homenagem em nome de toda a família Cosems do Norte, Nordeste e das demais regiões do Brasil. A Ângela foi uma das maiores defensores do SUS que já conheci. Ela era uma mulher incrível e tive o prazer de lhe ter como amiga. Elaborar o discurso para ela não foi fácil, pois muitas vezes vinha sua imagem de como realmente era – sorridente, vibrante e de atitudes motivadoras. Uma pessoa que sempre me incentivou em vários momentos”, disse Stela.
Ângela dedicou boa parte da sua vida profissional em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela participou da fundação do Cosems/PA como Secretária Municipal de Saúde de Dom Eliseu, no qual foi gestora por vários anos e compôs uma das primeiras Diretoria do Conselho. Também foi gestora da Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba e membro titular da CIB.
Em 2003, Ângela foi cedida pela Sespa e passou a fazer parte do quadro de colaboradores do Cosems/PA, como técnica, e, de 2005 a 2007, sendo Secretária Executiva. Após isso, entrou para o quadro efetivo da Instituição onde passou a exercer a função de Assessora Técnica.
Charles Tocantins falou do significado de Ângela Oliveira como pessoa e profissional que era. “Ela sempre foi um exemplo de luta e de força pra todos nós. Nunca colocou para fora suas fragilidades e isso inspirava bastante a forma de como encarar a vida. Como profissional, são inúmeras as qualidades de empenho e dedicação ao que sempre se propôs, principalmente em prol do SUS. Por isso era admirada por todos, inclusive os que conhecia seu trabalho nos demais Estados do Brasil”, reforçou.
A cerimônia do Congresso contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do presidente do Conasems, Wilames Freire, demais presidentes dos Cosems do Brasil, dentre outras autoridades. O congresso segue até este sábado, 05.
Fotos: Carolina Parada – Ascom/Cosems Bahia