Gestores destacam ações e serviços de saúde em reunião da CIB

Publicado em: 11/03/2022
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa) debateram nesta quinta-feira, 10, na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), melhorias das ações e serviços de saúde disponibilizados à população paraense. O presidente Charles Tocantins, iniciou a reunião ressaltando a importância da atualização do calendário vacinal das crianças para a prevenção de doenças, inclusive aquelas já erradicadas no Brasil.

“Esta semana o Ministério da Saúde e alguns estudos científicos mostraram os riscos de novos casos de doenças que podem ser evitadas por meio de vacinas, inclusive o sarampo já considerado erradicado no Brasil e também a poliomielite, com risco em alguns países. Nós não estamos distantes disso, já que reduziu significativamente o número de pessoas que buscam o serviço no país como todo. Precisamos desenvolver estratégias de convencimento para o retorno da população às salas de imunização para evitarmos o reaparecimento de doenças. Lembrando que ainda não alcançamos a meta para a vacinação contra a Covid-19”, afirmou Tocantins.

Descrição: C:\Users\Edna Lima\Desktop\Arte Cosems\Imagens\CIB 03.22\Reunião da CIB (29).JPG
Fotos: José Pantoja
Ascom/Sespa

Ainda sobre imunização, durante a CIB o secretário estadual de saúde, Rômulo Rodovalho, falou sobre o mutirão de vacinação contra a Covid-19 iniciado nesta sexta-feira, 11, em todo o Estado em parceria com o 144 municípios paraenses. “Essa articulação aconteceu em conjunto com o Cosems e os Centros Regionais de Saúde. O foco principal são as nossas crianças, com vacinação de cinco a onze anos, mas também serão disponibilizadas vacinas para o público em geral. Todos que aparecerem nos postos de vacinação serão vacinados, seja com a primeira, segunda ou dose de reforço da vacina”, disse Rodovalho.

Na pauta da reunião ainda teve quatro homologações e as discussões, pactuações e apresentações foram referentes à solicitação de habilitação da Policlínica Municipal de Parauapebas como Unidade Ambulatorial Especializada em doença renal crônica; licenciamento sanitário de equipamentos estaduais; monitoramento das metas e indicadores de rastreamento e diagnóstico do câncer de colo de útero e de mama; e a aplicação da vacina de reforço em maiores de 70 anos e trabalhadores da saúde.

Assista a reunião no canal Youtube do Cosems/PA https://www.youtube.com/watch?v=kKRX8GCRtxw

Leia também