Foi realizada nesta quinta-feira, 11, mais uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que contou com a presença de gestores e técnicos do Estado e Municípios. A pauta do dia trouxe a temática referente à saúde mental, com apresentação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), do Plano Estadual de Atenção Psicossocial. Eles fizeram uma explanação sobre o novo desenho da rede e ainda apresentaram os municípios que solicitaram a expansão dos serviços.
Outro ponto importante discutido foi referente ao Plano Nacional de Interrupção do Vírus do Sarampo, bem com as ações prioritárias para conter o avanço da doença do Estado. O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Charles Tocantins, lembrou que as ações de controle e eliminação da doença é de extrema importância. Ele destacou que a sensibilização dos prefeitos é fundamental nesse processo. “Os secretários de saúde precisam do apoio maciço para o êxito do trabalho nos municípios. Temos de mostrar para o gestor local a necessidades das campanhas e da busca ativa para evitar a disseminação do sarampo”, afirmou.
Mais três temas estiveram entre as discussões e pactuações, são eles: Distribuição de Testes Rápidos de Antígenos para Detecção do COVID-19, em 2022; Atualização do Plano Estadual de Atenção a Portadores de Fissura Lábio Palatal; e a Contratação de Serviços de Traumato-Ortopedia do Hospital Samaritano, no município de Jacundá, em Tabela Complementar.
As homologações aprovadas foram relacionadas à Resolução CIB Nº 78/2022 – Remanejamento do Limite Financeiro do Teto de Média e Alta Complexidade – MAC sob Gestão Estadual/Fundo Estadual de Saúde para o município de Viseu/Fundo Municipal de Saúde de Viseu e Resolução CIB Nº 79/2022, que trata da Redistribuição dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI tipo II, habilitados com pendências pela Portaria GM/MS nº 220/2022, alocados no Estado do Pará.