Com objetivo de criar um espaço de diálogo e reflexões sobre temas relevantes para a saúde pública, representantes das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde dos 26 estados e do Distrito Federal estiveram em Brasília/DF, em uma Reunião de Dirigentes das Vigilâncias em Saúde realizada pelo Ministério, com foco na integração das três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A reunião contribuiu para identificar desafios nas diversas áreas de atuação da Vigilância em Saúde e Ambiente, assegurando debate dos representantes na busca de estratégias em apoio a soluções oportunas e fortalecimento das ações de no âmbito tripartite.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) foi representado pelo assessor técnico Antônio Jorge Araújo. Ele ressaltou que é fundamental a integração de todos nesse evento, pois contribui para o avanço e aprimoramento das ações em cada uma das regiões dos presentes. “É louvável a iniciativa do Ministério da Saúde ao estabelecer um processo diálogo com o de construção tripartitite das agendas que realmente sejam capazes de refletir as necessidades de saúde da população – e os anseios dos entes federados em busca de cumprir as metas de seus instrumentos de gestão”, afirmou.
As temáticas discutidas foram referentes ao Programa Nacional de Imunização; Piso fixo de vigilância em saúde: sustentabilidade na transferência dos recursos; proposta do programa mais saúde para Amazônia legal; rumo à 5ª CNSTT e à cop30: vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador; inovações nas análises epidemiológicas e na vigilância de DANT; e as ações do DEDT na vigilância das doenças transmissíveis no contexto da abordagem uma só saúde.