Esclarecer dúvidas e aperfeiçoar o conhecimento sobre alguns aspectos referentes à Atenção Básica. Esse é objetivo da live por meio da plataforma Meet, sobre a qualificação dos dados disponibilizados na Atenção Primaria em Saúde (APS), evento destinado aos apoiadores da Rede Colaborativa do Pará.
Realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o bate-papo online traz a assessora técnica da APS do Conasems, Marcela Alvarenga, que vai explicar as atualizações e técnicas de acesso ao sistema e-Gestor. Além disso, também serão abordados assuntos relacionados ao financiamento da APS, captação ponderada, indicadores, Centros de Covid-19, Mais Médicos, entre outros.
Lançado em 2017, o projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) é fruto da parceria entre Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde. Tem como objetivo apoiar a gestão municipal no desenvolvimento da Política de Saúde, integrando ações em parceria com a secretaria estadual de saúde e demais instâncias que se fizerem necessárias.
O Projeto está estruturado a partir da formação nas 26 unidades federativas do país. No Pará, há onze apoiadores atuando nas 13 regiões de saúde, com a supervisão do Cosems/PA, tendo como coordenadora do projeto a assessora técnica do Conselho, Ângela Oliveira.