Para marcar a data em que se comemora os 20 anos do programa Brasil Sorridente, o Ministério da Saúde realiza nesta quinta (13) e sexta-feira (14) um seminário para debater a expansão do acesso aos serviços de saúde bucal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O diretor de Assuntos Interfederativos e Interinstitucionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Rodrigo Balieiro, representa a instituição no evento, que também conta com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Criado em 2004, o Brasil Sorridente tirou o Brasil do grupo de países com média prevalência de cárie dentária para o grupo com baixa prevalência, de acordo com ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o Ministério da Saúde, antes da implementação do Brasil Sorridente, o principal suporte disponibilizado na rede pública era a extração dentária.
O SUS oferece ações de promoção da saúde, como fluoretação das águas de abastecimento público, ações de prevenção e recuperação da saúde bucal, inclusive atendimentos com detecção precoce do câncer de boca. “Esse é um programa de maior impacto na saúde da população. A assistência odontológica é primordial para a qualidade de vida das pessoas, bem como para a autoestima”, disse Balieiro.