O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) informa que recebeu respostas de 144 formulários Escuta Nacional Atenção Básica, o que representa a participação de 100% da gestão municipal de saúde do Estado. O presidente do Cosems Pará, Charles Tocantins, agradeceu o empenho de todos os profissionais envolvidos no processo para o alcance do resultado nesta primeira etapa do projeto.
Ele agradeceu ainda o trabalho técnico do Dr. Raimundo Sena e de Ângela Pessoa, coordenadora do Rede Colaborativa (grupo de apoiadores), que estiveram à frente das ações e contribuíram com o sucesso da adesão. “Obrigado a todos apoiadores, gestores e equipes municipais pelo trabalho maravilhoso. Agradeço também nossos técnicos que não mediram esforços pera que pudéssemos atingir essa meta. Agora vamos à análise e elaboração dos relatórios”, disse.
Trata-se de ação é uma parceria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com os Cosems de todo o país e o processo de escuta abrange as 120 macrorregiões de saúde do Brasil. O processo é realizado em três momentos: planejamento, escuta e elaboração de documento técnico político.
Responderam ao formulário gestores e técnicos que atuam na atenção básica das Secretarias Municipais de Saúde. Eles reuniram-se em grupo de trabalho com dinâmicas que contribuíram para o debate e as respostas enviadas ao Cosems/PA.