A 2ª Oficina da Macrorregião I do Planejamento Regional Integrado (PRI) realizada nesta segunda (04) e terça-feira, (05) contou com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). O evento teve como finalidade organizar a rede materno infantil, pensando meios viáveis e estratégicos para garantir o acesso em tempo oportuno nos três níveis de complexidade. A oficina contou com apoio o do Ministério da Saúde, Sespa, além de gestores e técnicos dos municípios.
Pelo Cosems/PA estiveram presentes o secretário de saúde de Limoeiro do Ajuru, Edson Marques, juntamente com as apoiadoras Kellen Costa, Cléa Nobre e Marilda Tenório. “Este foi um momento primordial, pois nos oportunizou pensar na saúde de forma coletiva por meio do plano regional integrado macrorregional I”, disse Marques.
O foco da oficina foi o fortalecimento da Rede Materno Infantil (RAMI) na qual define importantes diretrizes no âmbito materno infantil, dos quais são: garantir os exames de apoio diagnóstico obrigatórios do Pré-Natal para estratificação de risco para 100% das gestantes; pactuar a realização de exames com o Lacen; e garantir a implementação do Telessaúde e resultados de exames. Também englobam as ações a garantia de recursos para a realização e oferta de exames nos municípios; a realização de testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C; o aumento dos exames no Pré-Natal; e a implantação do Prontuário Eletrônico.