Seminário discute saúde e meio ambiente na Amazônia

Publicado em: 20/02/2024
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Discutir a saúde integrada na região amazônica e contribuir com as políticas públicas voltadas aos seus habitantes. Esse é o objetivo do Seminário Saúde e Meio Ambiente na Amazônia – Integração para cenários futuros, promovido pela Fiocruz, em Manaus, que vai ocorrer nesta segunda-feira, 19, e terça-feira, 20. O seminário conta com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A assessora técnica, Silvia Comaru, está representando o Cosems Pará e, juntamente com o professor da UFPA, Paulo de Tarso e Regina Feio, apresentou as Proposições para o Plano de Saúde da Amazônia Legal. Entre as políticas prioritárias do plano estão: o provimento, interiorização e qualificação de profissionais de saúde, em especial, dos povos originários e das  populações tradicionalistas; a implementação de uma política especifica para os hospitais de Pequeno Porte; a implementação das ações que assegurem a gravidez, parto, nascimento e puerpério saudáveis, entre outros.

Para Silvia Comaru, o Plano vem ao encontro das necessidades da população que vive na Amazônia Legal. “Os territórios que compõem a Amazônia Legal são extensos e complexos. Têm áreas de difícil acesso o que dificulta os processos de serviços de saúde. O Plano soma com os esforços empenhados para chegarmos às comunidades mais remotas e garantir de fato o acesso a esta população em sua totalidade”, ressaltou.

O Cosems Pará defendeu a seguinte proposta a ser anexada no PSAl: desenvolver estudos sobre os custos financeiros de fazer saúde na Amazônia, desde a atenção  primária até a média e alta complexidade, por Região de Saúde e posteriormente ampliar a discussão com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) .

O seminário integra a segunda parte de debates sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Amazônia, discutido em um primeiro momento na cidade de Porto Velho (RO), em maio de 2023, e como terceira e última etapa, em Belém (PA), em data a ser definida.

O evento também recebe o apoio do Ministério da Saúde, do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia), do Instituto Evandro Chagas, da Fiocruz Rondônia e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Também participam a secretaria de Saúde do Amazonas e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM). 

Leia também