O Curso de Formação de Lideranças na Malária – “Municípios de Alta Transmissão de Malária na Última Década no Brasil – Turma 1” está sendo realizado pelo Ministério da Saúde, em Brasília, com a presença de técnicos e coordenadores de endemias de municípios com alta carga da doença na região Norte. O assessor técnico da área de vigilância em saúde do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Antônio Jorge Araújo, participa do evento, juntamente com representantes dos municípios de Itaituba, Breves, Jacareacanga e Anajás.
Entre os assuntos abordados estão as Determinantes Sociais e Ambientais da Malária; Gestão e Política da Malária; Teste de Diagnóstico Rápido; Integração no Enfrentamento à Malária; Capitação de Recursos para o Controle da Malária; e Estruturação da Vigilância Entomológica e do Controle Vetorial da Malária.
Para Antônio Jorge Araújo a malária ainda é uma doença preocupante, principalmente na região Amazônica, onde se concentra a maior carga da doença “É primordial o trabalho de diagnóstico e tratamento oportuno da malária, que envolve ações de Vigilância e controle dessa endemia, assim como a busca pela eliminação. Daí a importância do Curso para formação de lideranças para atuar localmente nos territórios prioritários com ênfase na mobilização dos atores para a eliminação da malária”, destacou.