Nesta sexta-feira, 2, de 10h às 12h, acontece a live com o tema “Eventos Adversos Pós-Vacinação da Campanha de Imunização contra a Covid-19”, direcionada aos gestores e profissionais que atuam nas coordenações de Imunização e da Atenção Básica de todas as Secretarias Municipais de Saúde do Pará. O evento online é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e tem como objetivo esclarecer dúvidas e orientar sobre as ações e protocolos de investigação e notificação.
A transmissão será feita pelo canal do Cosems/PA no Youtube, com interação pela plataforma Zoom. A medição ficará por conta do assessor técnico do Cosems/PA, Antônio Jorge, com a participação da coordenadora estadual de imunização, Jaíra Ataíde, e da coordenadora de Eventos Adversos Pós-Vacinação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Sandra Deotti.
Eventos adversos Pós-Vacinação: são quaisquer eventos indesejáveis ou não intencionais, isto é, sintoma, doença ou achado laboratorial anormal após a vacinação, não possuindo necessariamente uma relação causal com o uso de uma vacina ou de outro imunobiológico. De modo geral, qualquer evento adverso que ocorra até 30 dias após a vacinação é temporalmente associado à vacinação, independentemente de ter sido causado ou não pela vacina.
De acordo com as autoridades de saúde pública, as vacinas contra o vírus Sars-CoV-2 são produtos novos e requerem monitoramento devido às diferentes tecnologias de fabricação e às características de conservação. O processo de farmacovigilância das vacinas permanece em curso, após utilização do produto na população em geral, com o objetivo de conhecer os eventos adversos associados a estes imunobiológicos.
Após a coleta de dados, é realizada análise para investigar o nexo causal com a vacina administrada. O processo de notificação de eventos adversos após a vacinação se inicia com a notificação pelos serviços de saúde no sistema on-line e-SUS Notifica.