Com o tema “Saúde para todos com urgência: o papel do SUS na pandemia”, a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Guamá realizou na última terça-feira, 7, a XII Conferência Municipal de Saúde, com a presença da assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) Ângela Oliveira e do presidente Charles Tocantins, que ministrou a palestra magna do evento. Também participaram do encontro a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Ana Cristina de Albuquerque; o secretário de Saúde do município, Flávio Garajau, além de profissionais da área.
“A conferência traçou estratégias para consolidar o planejamento que vem sendo construído para as melhorias no funcionamento do sistema da saúde municipal, principalmente neste período pandêmico, já que por meio da conferência é possível avaliar a situação e propor diretrizes para a formulação da política de saúde”, ressaltou o secretário Garajau.
De acordo com Tocantins, o Pará enfrenta grandes desafios como, por exemplo, a distância de algumas localidades e ainda a desigualdade social. “São muitas as dificuldades para fazermos com que esse serviço funcione de forma mais eficaz e acessível à população. Mesmo assim, trabalhamos incansavelmente para atingirmos o patamar desejável”, disse.
Na sexta-feira, 10, foi a vez da 9ª Conferência Municipal de Saúde do município de Ponta de Pedras, no Marajó, com a presença da assessora técnica do Cosems/PA, Silvia Comaru e do secretário de saúde do município, Leonardo Lobato, entre representantes de comunidades e organizações locais.
O tema central da conferência foi “Plano Municipal de Saúde – Implementando o nosso SUS”, com vários subtemas discutidos pelos palestrantes como: os serviços de saúde, redes de atenção à saúde, gestão participativa, saúde do trabalhador e diretrizes do SUS.
“As conferências de saúde são de fundamental importância para refletirmos sobre a garantia do direito à saúde e da qualidade dos serviços oferecidos à população. Principalmente agora, que o financiamento das ações em saúde teve algumas mudanças a respeito das transferências aos municípios,” pontuou Silvia Comaru.