Cosems/PA reúne-se com o Ministério da Saúde para tratar sobre atenção básica nos municípios paraenses

Publicado em: 29/07/2021
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta quarta-feira, 28, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) e do Ministério da Saúde (MS) reuniram-se em Brasília  para discutir pontos de interesse da gestão de saúde dos municípios paraenses. Solicitada pelo Cosems/PA, a reunião teve como pauta inicial o assunto referente ao Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Saúde para cadastro e análise de propostas e monitoramento de obras financiadas por meio de transferência fundo a fundo. Dentro da mesma temática, foi discutida a situação das obras canceladas e em cancelamento.

Outros pontos importantes debatidos no encontro foram relacionados ao Informatiza APS, Unidades Básicas de Saúde Fluviais e Agentes Comunitários de Saúde. A reunião contou com a presença da técnica da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Marcela Escudeiro, que acompanha as ações do Pará. Pelo Cosems/PA, participou a assessora técnica da área de atenção básica, Ângela Oliveira, acompanhada dos diretores Flávio Garajau e Dayane Lima e do técnico Paulo Campos.

“Foi uma reunião de extrema importância, na qual podemos passar a realidade nos nossos municípios, principalmente traçar metas para o fortalecimento dos serviços”, disse Ângela Pessoa.

Como parte da agenda em Brasília, Ângela Oliveira também participou de outra reunião, na qual foi apresentado o projeto Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal Sistema Único de Saúde (SUS) triênio 2021-2023. Lançado em 2017, o projeto é fruto da parceria entre Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde. Agora, o Rede Colaborativa recebe a inserção do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Esse é um projeto de grande importância, que tem como objetivo apoiar a gestão municipal no desenvolvimento da Política de Saúde. É uma iniciativa que vem trazendo fortalecimento para os Cosems implantados nos Estados”, concluiu Ângela Oliveira, que coordena o projeto no Pará.

Leia também