O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) reuniu-se na quinta-feira, 13, com apoiadores das regiões de saúde do Baixo Amazonas, Metropolitana I e II, Tocantins, Caetés e Marajó I. Conduzida pela facilitadora Marlene Reis, a reunião concentrou suas discussões na construção objetiva do Relatório Mensal de Atividades, considerando que foram observadas dificuldades de entendimento no relatório apresentado em dezembro, ocasião em que foi colocado em prática o novo modelo. “A elaboração de um novo modelo visa melhorar a descrição qualitativa das atividades e de Educação em Saúde desenvolvidas pelos apoiadores nos territórios. Aproveitamos a oportunidade para discutir rotinas e processos de trabalho”, ressaltou a facilitadora.
Lançado em 2017, o projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) é fruto da parceria entre Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde. Agora, o Rede Colaborativa recebe a inserção do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O objetivo do projeto é apoiar a gestão municipal no desenvolvimento da Política de Saúde, integrando ações em parceria com a secretaria estadual de saúde e demais instâncias que se fizerem necessárias.
Participaram da reunião os apoiadores Claudia Matos, Abib Francez, Valderez Fortunato, Cléia Azevedo e Carla Lima. O Projeto está estruturado em todos os Cosems do país. Atualmente o Cosems-PA tem doze apoiadores atuando nas 13 regiões de saúde.
De acordo com a coordenadora do projeto no Pará, Ângela Oliveira, os apoiadores auxiliam os secretários de saúde com as mais diversas informações para o cumprimento das agendas obrigatórias da gestão municipal e interfederativa. “Eles são peças fundamentais para os gestores de cada região de saúde. Este profissional mantém os secretários e sua equipe técnica informados sobre as portarias, normas, projetos e financiamentos, no âmbito estadual e federal no que tange o SUS”, completou Ângela.