Cosems/PA reúne-se com agência das Nações Unidas para discutir saúde sexual e reprodutiva

Publicado em: 29/11/2019
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

Com objetivo de discutir a implementação das ações de saúde reprodutiva e sexual voltadas aos adolescentes, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems/PA), Charles Tocantins, reuniu-se nesta quarta-feira, 27, em Brasília, com representantes da Agência do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Como pauta na reunião, foi discutido um protocolo de intenções no âmbito do Pará.

O foco foi a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids, gravidez precoce  e violência sexual contra adolescentes.  Também foram discutidas estratégias para a qualificação das equipes que atuam na atenção básica, com intuito de aprimorar o trabalho voltado à saúde sexual e reprodutiva deste público.

“O Pará tem grande incidência de HIV/Aids entre jovens, além do alto índice de gravidez na adolescência. Outro problema que merece ser debatido é no campo da agressão às mulheres. Daí a importância dessa reunião com a UNFPA, que pode nos dar subsídios para a implementação das ações realizadas nos municípios paraenses, especialmente para o público jovem”, ressaltou Charles Tocantins.

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais. Desde sua criação, em julho de 1967, tem sido um ator chave nos programas de desenvolvimento populacional relacionados com os temas de saúde sexual, reprodutiva e igualdade de gênero. 

O objetivo é contribuir com ações em prol das mulheres e jovens, a fim de ajudar na vida sexual e reprodutiva saudável. Também tem o intuito de acelerar o acesso universal à saúde, incluindo o planejamento familiar voluntário e a maternidade segura.

Leia também