Em reunião nesta segunda-feira, 19, entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), foi discutido uma série de ações a serem realizadas com apoio da instituição de ensino. Entre os pontos abordados estão a revalidação dos diplomas médicos para o exercício de medicina, o Curso de Saúde Pública, Telemedicina e Telessaúde, residência multiprofissional no interior do Estado e a colaboração da Uepa na operacionalização dos Centros de Reabilitação tipo I e III nos municípios.
Ficou acertado que será criado um grupo de trabalho dividido em dois grupos para a efetivação das propostas. Também foi definido que serão tomadas providências oficiais junto ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). A equipe será composta por representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), da UEPA, da Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep) e do Cosems/PA.
Participaram da reunião o diretor do CCBS, Emanuel Sousa; o reitor da Uepa, Clay Chagas e a vice-reitora Ilma Pastana. Pelo Conselho, estiveram presentes o presidente Charles Tocantins, a assessora técnica Ângela Oliveira e Raimundo Sena.
“Estreitar parceria com o Cosems/PA é algo muito importante, que contribui para o avanço das ações dessas duas intuições em prol da saúde pública. Em breve teremos já formados esses grupos com as entidades envolvidas. Assim, vamos traçar as melhores estratégias para o andamento dos trabalhos”, afirmou Clay Chagas.
Charles Tocantins reforçou que o objetivo maior é ampliar as oportunidades de ensino em educação e saúde de nível superior no interior do Estado. “São pontos de fundamental importância que beneficia os municípios, principalmente quando falamos da revalidação dos diplomas médicos e dos serviços de Telemedicina por meio dessa importante parceria com a UEPA”, destacou.