O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizou nesta quinta-feira, 9, a cerimônia de premiação das 20 experiências exitosas selecionadas na II Mostra “Pará aqui tem SUS”. O ato solene aconteceu ao final da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e as placas de homenagem foram entregues aos autores e aos secretários de saúde, que na ocasião, estavam representando os servidores dos municípios premiados.
As primeiras 10 experiências exitosas selecionadas vão representar o Pará na 17ª Mostra “Brasil aqui tem SUS”, que será realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Campo Grande/MS. Outras 10 foram selecionadas para exposição dos trabalhos no Congresso Nacional Norte-Nordeste, que vai ocorrer em Aracajú no mês de novembro.
Participaram da cerimônia, o presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins; o secretário estadual de saúde, Rômulo Rodovalho; e os secretários Flávio Garajau (São Miguel do Guamá); Júlio Guimarães (Santa Luzia do Pará); Vânia Portela (Santarém); Elainy Sousa (Ourém); Marileide do Nascimento (Castanhal); Katiane Oliveira (Breu Branco); Michel Garcia (Moju); e Jucineide Barbosa (vice-presidente e secretária de saúde de Breves).
A enfermeira obstétrica assistencial, Mirian Sales, responsável pelo Centro de Parto Normal Haydee Pereira Sena, em Castanhal, foi umas das profissionais premiadas, que vai apresentar sua experiência exitosa com o título “Episiotomia Zero nas Práticas Obstétricas de um CPN Peri-Hospitalar no Norte do Brasil”. “Esse resultado o reflexo de um trabalho realizado com evidência científica, que representa um marco para nosso município e até a nível de Estado. São vinte mulheres que trabalham com muito amor e carinho no CPN. Isso prova que não há necessidade de fazer a episiotomia na mulher. Funcionamos há seis anos e nunca tivemos de intervir nenhum parto com esse tipo de procedimento”, ressaltou.
Charles Tocantins reforçou a importância de ações inovadoras para o aprimoramento dos serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Mais uma vez engradeço a inciativa de cada profissional, isso vale para todos que participaram da Mostra com seus trabalhos inovadores. Isso mostra que é possível implementarmos ações e serviços para a melhoria dos serviços prestados na rede pública de saúde”, concluiu.
*Com fotos de José Pantoja