Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) participaram na última quinta-feira, 20, de uma sessão virtual para debater sobre a situação do serviço ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na área da saúde mental. Promovido pelo deputado estadual, Carlos Bordalo, o encontro teve como foco o debate sobre o Plano Estadual de Saúde Mental.
Participaram da sessão o assessor técnico do Cosems/PA, Paulo Campos e a secretária de Saúde de Breves e vice-presidente, Jucineide Alves. Na ocasião, foi instalado o Grupo de trabalho sobre o tema na Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa).
“Vamos integrar o grupo condutor de revisão do Plano Estadual de Saúde Mental e os municípios são peças fundamentais no processo. Aumentou o número de atendimento nessa área, o financiamento da rede de saúde mental está defasado e cresceu a demanda de medicamento controlado. Hoje a rede hospitalar conta somente com um atendimento especializado, que funciona na capital. Precisamos descentralizar o serviço e para isso, será necessário um levantamento das necessidades no âmbito estadual”, ressaltou Paulo Campos.
Também marcaram presença representantes da Associação Brasileira de Saúde Mental, professora e psicóloga Dra Marilda Couto, presidenta Jurelda Guerra do Conselho Regional de Psicologia, Shirle Meira, professora, psicóloga e assessora legislativa, Movimento da Luta Antimanicomial, o assistente social Pedro Nazaré Junior, Ildeney Cardoso Moares da Coordenação de Saúde Mental da Sespa; Ester Maria Oliveira Souza Coordenadora de Saúde Mental do município de Belém, Luiz Caldeira da Coordenação de Saúde Mental de Parauapebas; Gisele Freitas da Coordenação de Saúde Mental de Marabá, Daniela Reis da Coordenação de Saúde Mental de Marituba; a Associação Brilho e Luz representado por Luiz Gentil; Leandro do Programa de pós-graduação de psicologia na UFPA e Carolina da Silva do Conselho Regional de Serviço Social.