Com o objetivo de envolver os municípios da região de saúde Metropolitana III nas discussões de temas estratégicos e relevantes ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), a Secretaria Municipal de Saúde de Castanhal realizou o 1º Simpósio Sanitário da Região Metropolitana III, nos dias 29 e 30 de agosto, em Castanhal.
Foram discutidos temas importantes, como a descentralização das ações de Vigilância Sanitária previsto na RDC nº 560/2021-ANVISA e o financiamento da Vigilância Sanitária, com ênfase no piso variável-PVVISA. Também foram feitas apresentações de experiências exitosas desenvolvidas na região de saúde, bem como em outras regiões, como foi o caso da experiência de atualização do código sanitário no município de Belém. Já o município de Castanhal apresentou relatos de experiências exitosas em rotinas de vigilância Sanitária implantação, implementação de sistemas de Informação em vigilância Sanitária, que ficou a cargo do Diretor da VISA-Castanhal, Magno Carneiro.
O evento faz parte de um conjunto de 13 oficinas regionais a serem desenvolvidas, nas regiões de saúde, pelos municípios contemplados com os recursos financeiros do Piso Variável de Vigilância Sanitária, pactuados nas resoluções CIB-PA nºs 103/2022 e 105/2023. Os recursos têm por finalidade o aprimoramento do SNVS nos territórios regionais. Até o momento os municípios de Marabá e Castanhal já realizaram essas oficinas.
O evento contou com os palestrantes da Anvisa, Alex Matta e Lindinalva Teixeira, além de Antônio Jorge Araújo, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA). Também apresentaram palestras Magno Carneiro da Vigilância Sanitária de Castanhal e Rozi Rocha de Almeida da Vigilância Sanitária do Município de Belém.
Representando o Cosems/PA, estavam a Secretária de Saúde do Município Castanhal, Cristina Andrade Yokote e a Secretária Executiva Maria Alice Leal. Também estiveram presentes os representantes do DVS-Sespa e do 3º e 5º Centros Regionais de Saúde (CRS).