O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) participou nesta terça-feira, 9, de reunião virtual que discutiu sobre a implantação no Pará do Guia Orientador para o Enfrentamento da Pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde. Elaborado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o guia é uma ferramenta feita a partir da preocupação da Atenção Primária em Saúde em relação às demais situações de saúde, em especial as condições crônicas, frente ao enfoque dado à pandemia de Coronavírus.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); dos Centros Regionais de Saúde; do Conass; apoiadores do Cosems/PA e a assessora técnica do Conselho, Ângela Oliveira; além de secretários municipais de saúde de Castanhal, Carla Lima e de Limoeiro do Ajuru, José Raimundo Farias. O diretor executivo do Conass, Jurandir Frutuoso, informou que o guia já foi implantado em vários estados e a meta é chegar em todas as localidades.
O instrumento está dividido em três partes, sendo a primeira sobre Atenção Primária à Saúde, a segunda voltada à Atenção Ambulatorial Especializa e a terceira sobre a Atenção Hospitalar. A proposta foi apresentada pela diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa, Sâmia Borges.
De acordo com o presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, o guia é uma ferramenta a mais que vai auxiliar os profissionais de saúde nas ações de enfrentamento à Covid-19. Ele destacou o apoio do Conselho, que será de fundamental importância nesse processo. “Vamos levar a proposta do guia aos gestores e profissionais que atum nos municípios. Com certeza terão subsídios para o direcionamento dos trabalhos frente à Covid-19”, afirmou.
Para a gerente do Núcleo de Atenção Primária à Saúde do Conass, Maria José Evangelista, esse é mais um passo importante, que aproxima os profissionais da Atenção Primária. “Precisamos estar mais perto da Atenção Primária para fazer com que o trabalho tenha a celeridade que precisa”, destacou.