Cosems/PA participa de seminário sobre vigilância do óbito materno e infantil no Pará

Publicado em: 28/11/2024
Autor: Edna Lima
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 1 minuto

Com o objetivo de realizar treinamento e a avaliação dos indicadores estaduais de vigilância dos óbitos fetais, infantis e maternos, foi iniciado nesta quarta-feira, 27, o “I Seminário de Avaliação da Vigilância do Óbito”, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A mesa de abertura do evento contou com a presença da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Jucineide Barbosa, que destacou a importância de discutir a temática. O secretário de Benevides e Diretor do Cosems Rodrigo Balieiro, também marcou presença no seminário.

Ela ressaltou que esse é um desafio diário para os profissionais que atuam nos municípios. Daí a importância de se promover a qualificação dos servidores e sensibilizá-los para a notificação, investigação dos casos e planejamento das ações preventivas.

Jucineide reforçou que uma das principais metas da gestão, no âmbito estadual e municipal, é diminuir a mortalidade materna e infantil. “Já temos resultados significativos, no estado, com um diminuição de mais de 50% no número de obito esse ano quando comparado ao ano anterior, e nesse ano o município de Breves não registrou nenhum óbito materno. Ou seja, algo de se comemorar quando avaliamos os indicadores e vemos esse resultado zero de morte materna, comparado aos anos anteriores”, disse.

Participam do seminário, profissionais dos 13 CRS e municípios sede que atuam na atenção primária, vigilância epidemiológica, vigilância do óbito e sistemas de informações. O seminário prossegue até esta sexta-feira, 29, no auditório da sede da Sespa.

Leia também