Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) participaram nesta quinta-feira, 7, do Seminário de Planificação da Atenção à Saúde Rio Caetés, realizado no auditório da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Capanema, pelo 4º Centro Regional de Saúde (CRS), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O evento foi promovido em parceria com as secretarias de saúde dos 16 municípios abrangidos pela Região de Saúde Rio Caetés. O objetivo foi compartilhar os resultados alcançados por meio de apresentação de experiências exitosas, além de alinhar as atividades desenvolvidas pelos tutores e facilitadores da região.
O projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS Pará) é voltado para a reorganização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), que atendem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia tem origem na proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), via Proadi-SUS, e orientada pela equipe técnica do Hospital Israelita Albert Einstein e da Sespa. No Pará, o PlanificaSUS foi implantado inicialmente somente na região Rio Caetés, escolhida por critérios situacionais e epidemiológicos. O intuito é apoiar o corpo técnico-gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde.
O Cosems/PA foi representado pelos secretários de Saúde de Santa Luzia do Pará, Manuel Messias Carvalho, e de Capanema, Waldimary Freitas, além da assessora técnica da área da Atenção Básica, Ângela Oliveira, também membro do grupo condutor da Planificação no Pará. Também participaram do encontro a diretora do 4º CRS, Patrícia Lima, e a diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa, Sâmia Borges.
“É de suma importância a integração das ações entre a Atenção Primária e a Secundária. Precisamos garantir de forma sistemática o acesso dos usuários aos serviços básicos e especializados. Daí a importância desse aperfeiçoamento e compartilhamento de informações”, afirmou Ângela Oliveira.