Nesta terça-feira, 03, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA-) participou de uma reunião que tratou sobre as obras do Novo PAC (Pacto de Aceleração do Crescimento) em andamento no Marajó. Foram discutidos assuntos de suma importância, como a implementação das ações direcionadas à saúde mental.
Participaram da reunião o assessor técnico do Cosems/PA, Edson Marques, além de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de secretários de saúde do Marajó, juntamente com seus técnicos.
De acordo com Edson Marques, o Marajó tem nove propostas de CAPS aprovadas pelo PAC. Ele ressaltou que a região marajoara tem suas particularidades bem específicas e características, como a situação geográfica, que agrava o acesso das ações de saúde dessa população. “O Ministério da saúde veio ao Pará a pedido da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, pois o Marajó tem um olhar especial no processo de implantação da rede psicossocial, tendo em vista, que há necessidade urgente de preencher os vazios assistências nesse território. Daí a importância de encaminhamentos propositivos em busca de manter de forma permanente melhorias para o avanço das implantações dos serviços”, disse.