O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) participou nesta quinta-feira, 21, como integrante do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Estado Saúde do Pará (Sespa), de uma reunião sobre a implantação da Sala de Situação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Na reunião foi apresentada a proposta do “Vacinômetro Estadual”, uma ferramenta digital que permitirá a população acompanhar, em tempo real, o número de pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 no Estado.
O painel eletrônico tem como objetivo apresentar a soma de doses registradas no sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), bem como o público-alvo das fases da campanha, porcentagem do público-alvo vacinado para a fase atual da campanha e gráficos com doses administradas diariamente e registradas, além de número acumulado de doses administradas. Para a conclusão e veiculação do “Vacinômetro” do Pará, a Sespa ainda aguarda as orientações oficiais do PNI para a divulgação dos dados.
“Os dados serão atualizados a partir da inserção de registros nos sistemas de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde dos municípios”, informa a diretora do Cievs, Daniele Nunes.
O Cievs é composto por oito representavidades, entre órgãos e entidades. O Cosems/PA é representado pelos assessores técnicos Antônio Jorge e Silvia Comaru, que esteve presente na reunião. “A implantação do Vacinômetro Estadual possibilitará aos gestores e a sociedade, o acompanhamento em tempo real do desenvolvimento das ações de imunização realizadas nos municípios e Regiões de Saúde. Será um importante instrumento de avaliação e planejamento. Os dados serão atualizados diariamente e extraídos do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, reforçou Silvia Comaru.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciou na última terça-feira, 19, nos 144 municípios paraenses. Nesta primeira fase da campanha, foram enviadas 173.240 mil doses de imunizantes ao Pará. Desse total, 48.680 foram destinadas à população indígena. A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo, que nesta primeira fase contempla os 40% dos trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 institucionalizados e indígenas aldeados.
Texto: Edna Lima
Com informações Ascom-Sespa