O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) participou nesta segunda-feira, 30, da Plenária de Saúde Mental realizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Breves em parceria com a Secretaria de Saúde do município. O evento reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sociedade civil e entidades.
O tema central foi sobre “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”, que teve como palestrante o assessor técnico do Cosems/PA, Paulo Campos. Também participaram da plenária a secretária de saúde de Breves e vice-presidente do Cosems/PA, Jucineide Barbosa; a psicóloga do Centro Regional de Reabilitação de Breves, Nayara Karoline Montenegro; e Letícia Rodrigues, neuropsicóloga do Centro de Apoio Psicossocial de Breves.
Foram debatidos assuntos referentes aos temas: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; políticas de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e aos impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.
“O Cosems/PA também tem como missão apoiar a gestão municipal no âmbito das politicas publicas sobre a saúde mental. É um evento de suma importância que dá espaço às discussões pertinentes referentes á saúde mental. Debatemos pontos fundamentais para a melhoria os serviços, como a implementação e estratégias de promoção e prevenção da saúde mental, acesso dos usuários do SUS principalmente das comunidades ribeirinhas aos serviços da RAPS, a garantia da formação continuada dos profissionais e ainda sobre a implantação de novos serviços de Atenção Psicossocial no município de Breves”, destacou Campos.
Ao final da Plenária, foram apresentadas cinco propostas aprovadas por eixo nos grupos. Sendo também eleitos por segmentos os delegados que irão representar o município na etapa estadual e na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental.