O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) participou na terça-feira, 03, do lançamento do projeto Telemedicina Pará, implantado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A entrega dos equipamentos necessários para os primeiros testes, treinamentos e início dos atendimentos ocorreu no mês de julho deste ano para os 10 municípios iniciais: Igarapé-Miri, Mocajuba, Cametá, Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru, Bujaru, Rurópolis, Bom Jesus do Tocantins, Portel e Belém. Serão ofertadas teleconsultas em sete especialidades médicas.
Participaram da mesa de abertura a Coordenadora de Operações da Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein, Renata Albaladejo Morbeck; a diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo; o Secretário de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho; o Secretário Adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz; o Secretário Adjunto de Gestão Administrativa, Ariel Dourado; e o prefeito de Bujaru, Miguel Junior. O Cosems foi representado pelos diretores e também Secretários de Saúde Mauricio Bezerra (Belém) e Dayane Lima (Ananindeua), que também compuseram a mesa, além da presença da assessora técnica, Ângela Oliveira.
Em seu discurso, Maurício Bezerra falou que apesar da implementação dos serviços de saúde por meio dos hospitais regionais com estruturação de equipamentos e corpo clínico, ainda há carência de assistência em algumas localidades do Estado. Ele lembrou sobre o projeto Telemedicina do Cosems-PA, que já atua desde 2017 e segue avançando nos serviços em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde do Pará. “Esse um projeto de complementação, pois já temos o Telemedicina do Cosems. Tenho certeza que é um processo de ampliação dos serviços no âmbito das teleconsultas no Pará”, disse.
Rômulo Rodovalho falou do apoio do Cosems-PA na implantação do projeto nos municípios contemplados. Em nome do presidente Charles Tocantins, ele agradeceu a parceria do Conselho em mostrar o funcionamento do sistema de seu projeto semelhante. “Quem sabe futuramente possamos integrar os dois projetos para aumentar a quantidade de especialidades e também aproveitar a expertise do Albert Einstein nesse processo construtivo”, ressaltou.
Telemedicina Cosems-PA – O projeto visa encurtar distâncias entre o atendimento da atenção primária e as consultas com o médico especialista, além de reduzir os custos dos municípios com Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Atualmente o Telemedicina mantém consultórios em 32 municípios paraenses.
Os atendimentos são feitos de forma estratégica, por isso, possibilitam a ampliação do serviço para outras localidades, por meio dos polos implantados. O serviço é feito em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e o Cosems/PA oferece todo o suporte necessário para a infraestrutura.
São realizadas consultas nas especialidades de endocrinologia; cardiologia; neuropediátria; neurologia; alergologia; infectologia; dermatologia; gastroenterologia, pediatria; psiquiatria; pneumologia; urologia; ginecologia e obstetrícia, sendo que os consultórios funcionam diariamente.