O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Charles Tocantins, participou da “Oficina sobre o Financiamento da Atenção Primária à Saúde”, realizada no auditório Centro Universitário do Norte (UniNorte), em Rio Branco, Acre, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems/AC) na última sexta-feira, 17. O encontro reuniu secretários municipais, coordenadores da atenção primária entre outros profissionais da saúde do Estado. Na oportunidade, Tocantins representou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) como vice-presidente.
Também participaram do evento o Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), Raphael Câmara Medeiros Parente; a secretária estadual de Saúde, Paula Augusta Maia de Faria Mariano; o presidente do Cosems/AC, Vitor de Lima Martinelli; Glaucio Ney Shiroma Oshiro, da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde; e representando a Associação de Municípios do Acre, o prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalom Rodrigues. Estiveram presentes ainda a secretária municipal de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade Vieira e o representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS/AC), Eden Carlos Barros de Miranda.
O objetivo da oficina foi capacitar os profissionais da atenção básica quanto à organização do novo financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na temática do Programa Previne Brasil. Foram debatidos assuntos referentes ao novo modelo de financiamento da atenção primária em saúde, além de discussões sobre os indicadores de desempenho e avanços obtidos.
No Pará, as oficinas ocorrem de forma descentralizada, por regiões de saúde. A primeira aconteceu em Belém em outubro, voltada às regiões de saúde: Metropolitana I, Metropolitana II, Marajó I, Marajó II e Tocantins, além dos municípios de Tucuruí, Palestina do Pará e Ulianópolis. A segunda oficina ocorreu no dia 3 deste mês, reunindo secretários municipais de saúde e coordenadores da atenção primária das regiões de saúde do Baixo Amazonas e Tapajós. Já a terceira edição da oficina aconteceu no dia 13 de dezembro, em Marabá, com profissionais e gestores das regiões de saúde do Araguaia, Carajás e Lago de Tucuruí.
Dando continuidade às ações voltadas ao Programa Previne Brasil, a assessora técnica do Cosems/PA, Ângela Oliveira esteve na última quinta-feira, 16, no gabinete do secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Raphael Câmara Medeiros Parente, para tratar do calendário de realização das oficinas sobre o “Financiamento da Aenção Primária à Saúde” para o próximo ano (2022), nas Regiões de Saúde Xingu, Metropolitana III e Rio Caetés.