O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) participou na última terça-feira, 29, do 4º Fórum Todos Juntos Contra o Câncer Norte e Nordeste promovido pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), no Hotel Princesa Louçã, em Belém. O evento, que teve formato presencial e transmissão online, reuniu médicos, profissionais da saúde, representantes do governo, de hospitais e de organizações de apoio ao paciente com câncer.
Especialistas discutiram importantes temas, como acesso à alimentação saudável, Oncologia como parte da formação acadêmica dos médicos, atenção primária, diagnóstico e tratamento do câncer, desafios da Oncopediatria, dentre muitos outros. Eles destacaram as principais necessidades e soluções para o tratamento oncológico no Norte e Nordeste do País.
O Cosems/PA foi representado pelo assessor técnico, Raimundo Sena, que participou dos dois painéis “Da Atenção Primária à Saúde ao Diagnóstico do Câncer” e “Regulação, Navegação e Transparência no Atendimento Oncológico”. Ele destacou a importância do debate para o controle da doença no Estado, principalmente os casos que ainda são de maior incidência. “A estatística do Inca mostra o atual cenário no Pará, uma realidade que precisa ser levada em conta com ações eficazes e de longo alcance, principalmente no que tange aos canceres que ainda prevalecem no Pará. Infelizmente na maioria das vezes a doença é detectada em fase avançada. Daí a importância do diagnóstico precoce”., destacou
De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2023-2025 a previsão é de 704 mil novos casos no país, sendo 26% deles nas regiões Norte e Nordeste – 25 mil novos casos na Região Norte. O Pará deverá responder por 11.560 novos casos no ano que vem. Buscar informações em fontes oficiais e fazer exames para obter diagnóstico são ações preventivas essenciais para se evitar a enfermidade. As estimativas do INCA apontam que na região Norte, o câncer de próstata é o mais incidente, seguido do câncer de mama feminina e o câncer do colo do útero.
Todos Juntos Contra o Câncer
O Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) é um movimento da sociedade brasileira que congrega representantes de diferentes setores voltados ao cuidado do paciente com câncer, como gestores de saúde, entidades médicas, hospitais, profissionais de saúde, pesquisadores, profissionais de imprensa, associações de pacientes e outros, comprometidos com a garantia do direito do paciente ao acesso universal e igualitário à saúde.