Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) participaram nesta sexta-feira, 20, da reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), em Santarém, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do 9º Centro Regional de Saúde (CRS), com os municípios que compõe as regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. Entre os gestores municipais de saúde e da Sespa, estiveram presentes o presidente do Cosems-PA, Charles Tocantins, os assessores técnicos do Conselho, Ângela Oliveira e Paulo Campos e a apoiadora Marlene Reis.
Charles Tocantins destacou a importância das reuniões das CIR’s. Ele ressaltou sobre a necessidade de se fazer um levantamento da rede assistencial de cada região e organizar o fluxo de referência e o sistema de regulação. “É de fundamental importância o entendimento com os municípios polos, como Santarém e Itaituba”, completou.
A reunião teve ainda a participação do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que fez uma exposição das despesas do município com a saúde nos últimos anos. O secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto , também marcou presença.
Das discussões, pactuações e apresentações, as temáticas foram relacionadas à rede de oncologia e protocolo de acesso de Média e Alta Complexidade nas regiões; ao Hospital 9 de Abril na Providência de Deus, em Juruti; ao detalhamento da PPI e despesas correntes de Alenquer, com Média e Alta Complexidade do município; ao Panorama das Doenças Endêmicas na Região do Baixo Amazonas e Tapajós; e à pactuação da Média Complexidade do Hospital Municipal de Santarém, bem como o novo fluxo do PSM.
Teve ainda uma exposição feita por representes da Diretoria de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde (Sespa) e do Cosems-PA, sobre a Programação Pactuada Integrada Assistencial. Além disso, Paulo Campos fez uma apresentação sobre a Rede de Urgência e Emergência, Saúde Mental e leitos Covid-19 no Pará.
Por fim, teve a homologação referente ao credenciamento de Unidade Básica de Saúde Fluvial de Óbidos, com a pauta fixa sobre o desempenho da cobertura vacinal contra Covid-19.