Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) participam da 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), aberta nesta quarta-feira, 08, em Brasília. Promovido pelo Ministério da Saúde, o evento prossegue até sexta-feira, 10, e tem como objetivo premiar experiências exitosas que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Representam o Cosems/PA os diretores de Educação Permanente, Formação Profissional e Gestão do Trabalho, Júlio Guimarães (Santa Luzia do Pará); Ações e Serviços de Promoção e Prevenção, Michel Garcia (Moju); Municípios de População Ribeirinha e Vulnerável, José Raimundo Farias (Curralinho); e de Comunicação Social, Lidiane Pereira (Cachoeira do Arari). Também participa do evento o responsável pela área técnica de Vigilância em Saúde do Conselho, Antônio Jorge Araújo.
Na oportunidade, os diretores reuniram-se com o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida, para tratar de pautas importantes que visam o fortalecimento da política de saúde do estado e municípios.
Nos dias 6 e 7 de novembro ocorreu a reunião de Dirigentes de Vigilância em Saúde com integrantes do Conass, Conasems, Cosems, entre dirigentes de Vigilância em Saúde dos Estados. A reunião fez parte das atividades pré-evento da ExpoEpi e teve a participação de Antônio Jorge Araújo.
Realizada desde 2001, neste ano a Mostra traz mais de 2 mil inscritos e de 1,8 mil trabalhos submetidos para divulgação. Entre as contribuições recebidas, 1.498 foram provenientes de experiências realizadas pelos serviços de saúde do SUS, 275 trabalhos técnico-científicos dos profissionais do SUS e 39 intervenções sociais desenvolvidas pelos movimentos sociais. Ao todo são 18 painéis, 14 mostras e duas mesas redondas Ministério da Saúde.