O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, lançou nesta terça-feira, 25, no auditório do Hospital Ophir Loiola, o novo ciclo do projeto “Cuidados Paliativos no SUS”, executado pelo Hospital Sírio-Libanês. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) marcou presença no evento, que reuniu profissionais do estado e dos quatro municípios que compõem o projeto (Marituba, Barcarena, Belém e Breves), atuantes na rede hospitalar, ambulatorial de especialidades e atendimento domiciliar.
Participaram do evento as secretarias de saúde de Marituba, Victória Moura e de Barcarena, Milvea Carneiro, juntamente com suas equipes técnicas, além da assessora técnica do Cosems/PA, Rita Vianna e do representante da secretaria de saúde de Breves, Guilherme Basílio. O município de Belém também teve representantes da secretaria de saúde presentes.
“O projeto é uma ação que contribui para a efetividade da nova política pública de cuidados paliativos no Brasil, fortalecendo toda a rede assistencial principalmente nos municípios”, destacou, Milvea Carneiro.
A iniciativa visa dar apoio à Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), lançada ano passado pelo Ministério da Saúde. O objetivo é capacitar equipes do SUS e implementar protocolos de Cuidados Paliativos. O foco é melhorar a qualidade e segurança das unidades de saúde e impacto positivo na saúde dos usuários (pacientes e familiares).
“Esse é um projeto de grandes dimensões, que impacta de forma positiva nos cuidados paliativos da rede SUS. Estamos iniciando simultaneamente em várias regiões do país, portanto esse é só um ponto de partida”, frisou o médico do Hospital Sírio-Libanês, Daniel Felgueiras Rolo.