O diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), José Raimundo Farias, participou nesta terça-feira, 20, da mesa de abertura da 1ª Oficina de Integração entre Vigilâncias em Saúde do Estado do Pará, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em parceria com o Ministério da Saúde. O evento teve como tema “Fortalecimento da Vigilância em Saúde do Estado do Pará: oficina integrada entre a Vigilância Laboratorial e as ações de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública”.
De acordo com a Sespa, o objetivo é aprimorar as ações de detecção, notificação, investigação (coleta, transporte e diagnóstico laboratorial) e resposta a eventos/agravos de saúde pública. Segundo José Raimundo, também secretário de saúde de Curralinho, discutir situação que demanda o emprego urgente de medidas, agravos e eventos é de interesse comum, principalmente aos componentes da vigilância em saúde.
“As emergências sanitárias são muito impactantes, a exemplo da pandemia da Covid-19. Nós não estávamos preparados e tampouco tínhamos logística para atender aquele momento. A partir desse episódio, as efêmeras federal e estadual já colocaram em prática a preparação maciça de suas equipes para uma possibilidade de novos eventos. É muito importante o apoio do Estado para nós, que estamos na ponta quanto secretários de um município pequeno e isolado”, destacou.
Participam da oficina profissionais do Departamento de Epidemiologia, Departamento de Vigilância Sanitária, Departamento de Controle de Endemias, Departamento de Controle de Doenças Transmissíveis, Departamento de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Instituto Evandro Chagas, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), e Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em saúde Estadual (Cievs), estarão reunidos nos dois dias da oficina.