Gestores municipais iniciaram as Conferências Municipais de Saúde Mental e na quarta-feira, 27, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) marcou presença no evento de Limoeiro do Ajuru. Realizadas em parceria com os Conselhos Municipais de Saúde, as conferências reúnem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sociedade civil e entidades. As discussões são feitas com base nos eixos e temáticas centrais e os participantes elegem propostas e delegados para a etapa regional e para a 5° Conferência Nacional de Saúde Mental.
O tema central da Conferência de Limoeiro do Ajuru foi “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O objetivo é propor diretrizes para a formulação da política estadual de saúde mental, além do fortalecimento dos programas e ações.
O assessor técnico do Cosems-PA, Paulo Campos, foi o conferencista do evento com a palestra magna. De acordo com Campos, discutir a temática por meio de conferências contribui para a formulação de novas propostas, que se transformarão em políticas públicas para garantir o acesso da população a um serviço de saúde de qualidade. “Vale ressaltar a importância da abertura de novos serviços de Atenção Psicossocial para a garantia do acesso dos usuários a estes serviços, principalmente das comunidades ribeirinhas e formação continuada dos profissionais”, disse.