O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) reuniram-se nesta quarta-feira, 18, para definirem assuntos que visam a continuidade do trabalho em conjunto executado por meio do projeto Saúde das Manas, realizado desde 2020 para levar informação e assistência pelo telemedicina no arquipélago de Marajó. A ideia é reforçar e implementar as ações para o fortalecimento do projeto na região marajoara, a fim de garantir acesso a serviços e insumos de saúde sexual e reprodutiva às adolescentes, jovens e mulheres do Pará, com ênfase na região marajoara.
Participaram da reunião a presidente do Cosems/PA, Jucineide Barbosa; a oficial de Programa para Segurança de Insumos em Saúde Sexual e Reprodutiva do UNFPA Brasil, Nair Souza; a secretária de saúde de Ananindeua, Dayane Lima; e o assessor técnico do Conselho, Raimundo Sena.
Jucineide reforçou o compromisso da entidade para a continuação da parceria entre o UNFPA e o Cosems/PA. “Vamos prosseguir com essa parceria que tem dado certo. O intuito é alavancar ainda mais as ações e ampliar a oferta para levar mais serviços à região em que o projeto é voltado”, disse.
“É imprescindível acelerar e implementar mudanças substanciais, exigindo abordagens inovadoras. Nesse contexto, o projeto Saúde das Manas assume esse desafio. A parceria com o Cosems Pará desempenha um papel fundamental no êxito desta iniciativa. A proposta é fortalecer o projeto, contando com o apoio de parceiros estratégicos. O objetivo é transformar a realidade das meninas e mulheres do Marajó”, reforçou Nair Souza.