O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) firmou parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para promoção de diversas atividades conjuntas, voltados à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e garantia de direitos das mulheres. Entre as ações está o projeto destinado à Ilha do Marajó, que inclui a distribuição de kits dignidade a gestantes e puérperas, contendo insumos de higiene pessoal.
Outra ação importante também destinada a alguns municípios da região é a distribuição de contraceptivos a mulheres em idade fértil, incluindo preservativos masculinos e femininos. Este foi o tema abordado na reunião virtual desta sexta-feira, 7, entre representantes dos sete municípios beneficiados pelo projeto da UNFPA, além da assessora técnica do Cosems/PA, Ângela Oliveira e apoiadores do Conselho.
O projeto foi apresentado pela Oficial de Programa em Saúde Sexual e Reprodutiva da UNFPA, Nair Souza. Ela reforçou a importância da parceria do Conselho, lembrando outros projetos que também estão em andamento, como a realização de webinários voltados para esta temática.
A secretária de Saúde de Afuá, Valéria Lacerda, destacou a importância do projeto para a região, visto que são localidades carentes que precisam de um olhar especial. “É um projeto que vem somar com nossas ações e com certeza tem tudo pra certo. A gravidez na adolescência é um problema sério em todo o país e aqui em Afuá os números têm aumentado”, afirmou.
Segundo o último relatório do UNFPA, a taxa de fecundidade no Brasil entre meninas de 15 a 19 anos é de 62 a cada mil bebês nascidos vivos, acima da média mundial que é de 44 a cada mil. Ao ano, mais de 430 mil bebês nascem de mães adolescentes no país.