A primeira reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2022 aconteceu nesta quinta-feira, 20, com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA). O início da reunião foi marcado com a assinatura do Termo de Cooperação entre o Cosems-PA e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) para a oferta de três turmas do Curso de Especialização em Saúde Coletiva, direcionado aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) vinculados às secretarias municipais e estadual de saúde. No total, serão ofertadas 150 vagas distribuídas a principio nos polos do Xingu, Araguaia e Belém.
A parceria foi conduzida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e contou com a colaboração do Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento da Amazônia. O curso tem como objetivo qualificar profissionais de diversas áreas a atuarem no SUS.
“Lembro que alguns anos atrás realizamos um congresso nacional aqui em Belém, no qual fizemos uma pactuação com a Sespa para a oferta de cursos de especialização na área da saúde. Hoje o Cosems Pará resgata esse histórico compromisso. Isso mostra nossa preocupação pela qualificação dos profissionais, principalmente aqueles que atuam no interior do Estado”, ressaltou o presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins.
Além de Tocantins, participaram da assinatura do documento o secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho, o reitor da Uepa, Clay Chagas e a vice-reitora Ilma Pastana. “A Uepa vem com a missão de ampliar e proporcionar a capacitação em ensino superior, principalmente na área da saúde. O grande legado é que teremos produções de trabalhos locais de pessoas que precisam dessa formação em saúde coletiva”, completou Ilma Pastana.
Para Clay, a iniciativa é mais um passo fundamental que reforça a importância da atuação da Universidade nos municípios paraenses. “Com isso, nos aproximamos cada vez mais das pessoas que precisam dessa instituição. É um grande ganho, visto que além de contribuir com a capacitação das pessoas, passamos a produzir conhecimento da realidade local baseado nas experiências que cada um traz de seus municípios”, destacou Chagas.
Pauta CIB: Foram homologadas seis importantes resoluções. A respeito das discussões, pactuações e apresentações, o ponto mais discutido foi relacionado a pactuação sobre a distribuição dos recursos estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 3.829/2021 e pactuados pela Res. CIB 185/21. Outro assunto importante também tratado na reunião foi a vacinação contra a Covid-19 e testagem para a doença.
Em relação a imunização contra a Covid, o diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, Denilson Feitosa, alertou os municípios sobre os cuidados às diferenças das doses que devem ser aplicadas em adultos e crianças. “Temos que avançar na vacinação em crianças, pois a procura ainda está muito aquém. A gente pede que tenha a máxima transparência possível nas salas de vacinação. Essa questão da cor é muito emblemática. Precisamos garantir que a vacina que está sendo aplicada em crianças é uma vacina diferente com cor diferente e aprovada para o menor de dade.
Assista a íntegra da reunião no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=3n53yRmqIao