Cosems/PA e Sespa reúnem-se para discussão sobre o Coronavírus

Publicado em: 13/02/2020
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) reuniu-se nesta quarta-feira, 12, com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para tratar de assuntos referentes ao Plano de Contingência Estadual do Coronavírus, apresentado pelo diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, Amiraldo Pinheiro. “O objetivo foi repassar para a representação dos municípios, o Cosems/PA, como o plano deverá ser implementado em cada uma das unidades municipais. Ou seja, como devem se preparar para o processo de vigilância epidemiológica em casos suspeitos, notificação e investigação”, explicou diretor.

Os municípios serão orientados sobre o manejo e as referências hospitalares para os casos graves. De acordo com a Sespa, até o momento não há confirmação de Coronavírus no Brasil. Alguns casos suspeitos foram investigados e descartados outros continuam em investigação. 

 “Felizmente não há registro do Coronavírus no Brasil, mas por medida de prevenção, o estado já elaborou um plano de contingência visando organizar as ações desde a atenção primária, média e alta complexidade. O plano contempla o processo de vigilância epidemiológica e também o diagnóstico laboratorial e foi estabelecido um conjunto de onze hospitais para a retaguarda”, informou o diretor da Sespa.

Durante a reunião, ficou acertado que a Sespa disponibilizará ao Conselho uma nota técnica ainda esta semana. O documento será enviado pelo Cosems/PA a todas as Secretarias Municipais de Saúde. A assessora técnica da área de Atenção Básica do Cosems/PA, Ângela Oliveira, destacou a importância da discussão sobre o Coronavírus para a articulação de ações municipais integradas, de acordo com o plano estadual. Ela sugeriu à Sespa que as referências sejam feitas por região.  

Também participam da reunião os representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsáveis pelos trabalhos de Portos e Aeroportos, Edivandro Guimarães e Pedro Basílio; a vice-diretora do Laboratório Central do Estado (Lacen), Valnete Andrade; a diretora do Departamento de Epidemiologia da Sespa, Ana Lúcia e Jane Garcia também Sespa; além das técnicas do Cosems/PA, Silvia Comaru e Valderez Fortunato.

Leia também