A diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) reuniu-se nesta terça-feira, 30, com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para pactuar, a disponibilidade aos municípios, de ex-integrantes do Programa Mais Médicos, com nacionalidade estrangeira e brasileira convocados pelo Estado. O objetivo é minimizar a falta de médicos nas unidades básicas de saúde dos municípios paraenses.
Com a presença do diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Sespa, David Figueiredo, e da diretora técnica da Secretaria, Maitê Gadelha, o Estado se comprometeu em apoiar e intermediar, juntamente com o Cosems/PA, a contratação desses profissionais. “Os municípios ficarão encarregados de formalizar os contratos com os profissionais de acordo com a realidade de cada um”, reforçou o presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins.
A pactuação será formalizada por meio de resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com a finalidade de viabilizar a prestação de serviços médicos no enfrentamento à pandemia da Covid-19. De acordo com Tocantins, essa é uma medida de urgência que visa minimizar a situação atual que os municípios enfrentam, com a falta de médicos interessados em trabalhar no interior. “O problema se agravou devido ao afastamento de muitos profissionais que pertencem ao grupo de risco da Covid-19 ou por já terem contraído pela doença”, disse.
Durante a reunião, foram discutidos mais dois temas importantes – a retomada das reuniões da CIB e das Comissões Intergestores Regionais de forma gradativa, além do inquérito epidemiológico que o Governo do Pará realizará nos municípios para obter informações sobre o alcance da Covid-19 em território paraense.
Os membros do Conselho que participaram da reunião foram representados pelos secretários municipais de saúde: Carla Lima, de Castanhal; Eilla Ramalho, de Rondon do Pará; Flávio Garajau, de Paragominas; Amaury Cunha, de Breves; também acompanhados pela assessora técnica do Cosems/PA, Ângela Oliveira.