As oficinas de escrita de resumo expandido para a IV Mostra “Pará, aqui tem SUS” foram realizadas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) nos dias 20, 21 e 23 deste mês, como preparatória para os gestores e profissionais de saúde que vão se inscrever na edição de 2024. Realizadas de forma online, o objetivo foi dar o apoio técnico e pedagógico aos gestores e trabalhadores municipais da saúde na escrita de resumo expandido de experiências municipais exitosas.
Participaram profissionais de saúde e gestores que desenvolveram ou desenvolvem experiências exitosas no âmbito do SUS das Macrorregiões de Saúde I e II – Marajó I e II, Metropolitana I, II, III, Rio Caetés e Tocantins; Macrorregião de Saúde IV – Araguaia, Carajás e Lago do Tucuruí; e Macrorregião de Saúde III – Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu.
Coordenadas pela assessora técnica, Marlene Reis, as oficinas foram conduzidas pelo assessor técnico do Cosems/PA, Raimundo Sena, pela professora e terapeuta ocupacional, Débora Folha, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), e pelo professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Rui Harayama.
A presidente do Cosems/PA Jucineide Barbosa participou dos três momentos e deu sua contribuição para incentivar e estimular os gestores e profissionais para a escrita e inscrição das suas experiências de saúde bem sucedidas no território municipal. “Este é um momento crucial para os que pretendem submeter suas experiências à mostra. As oficinas servem como subsídio de fundamental importância, que conta muito na hora da avaliação contextual dos trabalhos inscritos. Que todos aproveitem a oportunidade, inclusive para esclarecer dúvidas”, disse.
Débora falou que é gratificante contribuir com os participantes da mostra para a seleção dos trabalhos e elaboração dos textos. “A intenção é trazer conhecimentos teóricos advindos da nossa experiência em pesquisa e escrita cientifica. Proporcionar a integração de conhecimentos à prática que eles têm no dia a dia de trabalho. A ideia é incentivá-los a relatar suas experiências conforme as exigências da escrita formal”, ressaltou.
Brevemente os vídeos das oficinas estarão disponíveis no canal Youtube do Cosems/PA.