No período de 1º à 03 de abril, a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Marlene Reis e as apoiadoras da Rede CONASEMS/COSEMS das Regiões de Saúde Metropolitana l e Marajó l, Cléa Calandrini de Azevedo e Herlândia Santos, acompanharam a visita técnica de Apoio Institucional do Ministério da Saúde ao estado do Pará. A visita foi realizada por representantes da CGAEP e CAEQ, que são duas Coordenações ligadas ao Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária da SAPS/MS.
Também participaram da agenda técnicos e diretores da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e da Superintendência do Ministério da Saúde no Pará. A programação contou com reuniões na sede do Cosems/PA, da Sespa e da Sesma, além de visitas técnicas em Unidades de Saúde da Família Ribeirinha e Fluvial do município de Belém.
Os encontros contaram com a presença de Ângela Matos Nascimento e Dreissy Gomes da Silva do MS, além do Superintendente Regional do Ministério Saúde, Delcimar Viana. Representando a Sespa, Sâmela Galvão, Coordenadora Estadual da Estratégia de Saúde da Família e Ana Paula Oliva, Diretora do Departamento de Atenção à Saúde. A sesma foi representada pelo assessor técnico, Cláudio do Nascimento Vale e por Ceci Baker de Melo, Referência Técnica de Saúde Bucal.
Nas reuniões foram discutidas pautas sobre processos de trabalhos da Atenção Básica e a expansão de serviços do município de Belém (APS do Futuro). “Também discutimos sobre a insuficiência do financiamento da Atenção Básica, pauta que no Cosems está sendo trabalhada com a formação de um grupo de trabalho em articulação com a Sespa e Ministério da Saúde. Além disso, apresentamos o Projeto Rede CONASEMS/COSEMS de Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS”, completou Marlene Reis.
Dentre os encaminhamentos das discussões estão: resoluções de pendências existentes em relação a parecer jurídico para efetivação de doação de Unidade Básica de Saúde Fluvial e celeridade na publicação de portarias para credenciamento de serviços de atenção básica encaminhados ao Ministério da Saúde.