Em reunião virtual nesta quinta-feira, 28, entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) foram discutidos assuntos referentes à saúde sexual e o planejamento familiar em tempos de Covid-19, com foco na pulação da região do Marajó. O presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, falou da importância do apoio de organizações nacionais e internacionais. Ele ressaltou em especial, as dificuldades na região do Marajó, inclusive alguns municípios que tem o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). “O Marajó precisa de atenção maior por parte das autoridades. É uma satisfação ter uma das principais agências das nações unidades como parceiros, principalmente voltado para este tema de bastante relevância”, afirmou.
Durante o debate, a assessora técnica para Segurança de Insumos em Saúde Sexual Reprodutiva do UNFPA, Nair Souza, apresentou o projeto aos secretários de saúde, voltado para a Ilha do Marajó, que inclui a distribuição de kits dignidade a gestantes e puérperas, que contém desodorante, escova de dente, absorventes, álcool em gel, entre outros itens importantes.
Junia Quiroga, representante auxiliar do UNFPA, ressaltou a importância da continuidade dos serviços de atenção ao pré-natal, nesse período de pandemia da Covid-19, além das ações voltadas à saúde sexual e reprodutiva. Nair Souza De acordo com ela, informações e serviços de contracepção e planejamento familiar salvam vidas e são importantes em todo momento. “Temos de evitar os impactos na saúde reprodutiva, como uma gravidez indesejada ou de alto risco e até mesmo a morte materna.
Outro assunto importante lembrado na reunião foi relacionado aos preservativos. “Quando usados de forma consistente e correta, ajudam a prevenir tanto a gravidez não intencional, como também as infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV”, disse Junia.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o secretário regional do Marajó, Xarão Leão, a assessora técnica de Atenção Básica do Cosems/PA, Ângela Oliveira e a apoiadora do Conselho, Marilda Tenório. Além disso, a reunião também contou com os secretários de saúde e representantes dos municípios do Marajó: Soure, Anajás, Ponta de Pedras, Salvaterra, Breves, Afuá, Cachoeira do Arari, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Santa Cruz do Arari, Chaves, Portel e Melgaço.
A secretária de Saúde de Afuá, Valéria Lacerda, ressaltou que apesar das dificuldades neste momento, o município tem mantido os serviços da rede de atenção básica, principalmente a atenção à mulher. “O Marajó é uma região muito carente e essa parceria é bem vinda. Não paramos os serviços de atenção às gestantes, pois entendemos que a descontinuidade dos serviços pode acarretar sérias consequências, como sobrecarregar hospitais e até situação mais grave”, destacou.